A Continuidade de Negócio e Suporte Técnico de TI são capazes de manter a sobrevivência de sua companhia, mas como eles trabalham de mãos dadas?
O suporte técnico de TI faz toda análise de seu cenário tecnológico. Ele verifica todos os softwares de aparelhos eletrônicos, identifica melhorias e estabelece projetos para beneficiar e melhorar a qualidade dos trabalhos de sua empresa. Já a Continuidade de Negócio pensa em estratégias preventivas para normalizar o mais rápido possível os serviços base da corporação sejam normalizados em caso de falha ou situações atípicas que impedem o bom funcionamento dos mesmos. Mas como a Continuidade de Negócios e Suporte Técnico de TI trabalham juntos?
Entendendo melhor a Continuidade de Negócio
A Continuidade de Negócio é um dos planos de apoio necessário para se ter em mente e muito bem estruturado enquanto elabora os próximos passos de sua empresa. Diariamente, diversas catástrofes podem interromper o andamento das atividades de sua companhia, como falta de energia elétrica, problemas em hardwares e softwares até um roubo ou incêndio. O plano entra em prática aqui, mantendo as atividades funcionando mesmo em casos com os exemplos citados.
De maneira geral, a Continuidade de Negócio possibilita o andamento ou normalidade o mais rápido possível de atividades de ferramentas essenciais para manter seu negócio. Se trata de uma precaução necessária para evitar o encerramento das atividades por um período indeterminado, dando respostas imediatas a situações de risco.
Como o suporte técnico auxilia o Plano de Continuidade de Negócio
A maioria das organizações atua hoje com recursos tecnológicos, os mais sensíveis a danificações e a ficarem indisponíveis e sem acesso por diversas razões, desde falhas humanas até ataques ou problemas de softwares. É então que o Suporte de TI entra na Continuidade de Negócios.
Pensando no cenário de todas as máquinas de sua empresa saírem do ar hoje, perdendo tudo de suas memórias, quais as chances de seu negócio voltar ao normal depois disso? Você saberia como agir diante do problema? Você saberia identificá-lo? Onde ir reparar a situação? O suporte de TI aliado ao plano de continuidade de negócio, sim.
Uma das etapas da Continuidade de Negócio é o Plano de Continuidade Operacional. Ele mantém ativo as funções básicas da empresa durante uma confusão ou crise, como a recuperação de arquivos com backups, a conexão com a internet e sistemas fundamentais para garantir a sobrevivência da companhia.
Tudo em nuvem e em níveis
A dica mais valiosa de TI e essencial para seu plano de continuidade é sem dúvida abraçar o backup. A estratégia é mega importante, pois só no Brasil os ciberataques sobem 21% ao ano. Com tudo salvo em um backup eficiente e de acordo com o volume de seus negócios, você garante que nenhuma catástrofe ou ataque seja capaz de tirar as informações básicas de sua empresa e ainda protege dados de seu cliente.
Por fim, é importante também avaliar estratégias de suportes em níveis para seu plano de continuidade. Pense no quão importante é cada serviço tecnológico na sua empresa, como impressoras, computadores, links na internet, ativos e sistemas. Elabore práticas para protegê-los e para sofrerem o menor impacto possível em caso de emergência. Não sabe por onde começar? A SOFTWALL te ajuda com as soluções mais adequadas para seu negócio!
SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br
Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br
“Sua segurança é o nosso objetivo”