O Network Operations Center (NOC) é uma ferramenta essencial para aqueles que procuram melhorar cada vez mais o gerenciamento da infraestrutura de TI da empresa. Monitorar redes, análise de desempenho, e gerenciamento de incidentes são só algumas das funções do NOC no dia a dia.
O NOC é uma das principais ferramentas existentes no mercado de TI para quem busca melhorar a segurança da infraestrutura digital de uma empresa. Eles são os principais responsáveis por identificar e alertar proativamente problemas que possam afetar o desempenho e segurança da rede.
Além disso, o Network Operations Center está completamente ligado com o Blue Team, uma vez que é uma das soluções que está dentro do portfólio da equipe azul da Softwall.
Existem diversas atividades realizadas por um NOC, como monitoramento de rede, análise de desempenho e gerenciamento de incidentes. A monitoração de rede é uma das atividades mais importantes realizadas pela ferramenta.
A análise de desempenho é outra atividade importante realizada pelo NOC, pois permite que os administradores identifiquem gargalos na infraestrutura e tomem medidas para otimizar a performance.
Isso pode incluir a identificação de problemas em dispositivos de rede, como roteadores e firewalls, por exemplo, e a implementação de ajustes para melhorar o desempenho do ambiente virtual de uma determinada empresa.
Por fim, o gerenciamento de incidentes é uma das atividades mais críticas realizadas pelo NOC, pois permite que os administradores tenham indicadores sobre os eventos e incidentes que possam afetar a disponibilidade e desempenho dos sistemas.
Quer saber mais sobre o NOC e todas as suas aplicações para melhorar a centralização e monitoramento para a segurança de TI da sua empresa? Continue conosco nesse artigo e saiba tudo!
NOC: quando surgiu e outras aplicações
O conceito de Network Operations Center (NOC) surgiu em meados dos anos 1960 e início dos anos 1970, quando as primeiras redes de computadores começaram a ser desenvolvidas. Nessa época, essa ferramenta era responsável pelo gerenciamento de unidades centrais de processamento e sistemas de telecomunicações.
Conforme o tempo foi passando, o Network Operations Center passou a se atualizar cada vez mais, juntamente com outras tecnologias. Isso fez com que a ferramenta se expandisse, se tornando capaz de gerenciar infraestruturas de TI cada vez mais complexas e híbridas.
Além das aplicações já citadas anteriormente nesse artigo, existem outras funções que um NOC pode executar, como a gestão de backups e a implementação de políticas de segurança. No entanto, é importante lembrar que as atividades realizadas pela ferramenta podem variar conforme as necessidades e objetivos da empresa.
Como garantir a eficácia do Network Operations Center?
Primeiramente, vale destacar que o Network Operations Center é uma ferramenta que vai muito além de um simples monitoramento. Ele é o principal responsável por buscar a estabilização dos sistemas de TI de uma empresa, garantindo que todos os processos sejam realizados com perfeição.
Entre as principais maneiras de garantir a eficácia do NOC, é importante implementar uma estratégia de monitoramento proativa.
A implementação de ferramentas de monitoramento em tempo real, por exemplo, são ideais para permitir que o Blue Team possa identificar os problemas de um ambiente digital de maneira mais rápida. Dessa forma, é possível mitigar as vulnerabilidades de maneira mais eficaz.
Por conta disso, é possível afirmar que o NOC é capaz de detectar possíveis problemas antes que eles afetem o funcionamento dos sistemas de uma empresa.
Outra prática importante para garantir a eficácia do NOC é implementar processos bem definidos para a resolução de problemas. Isso inclui ter um conjunto claro de procedimentos para identificar, diagnosticar e resolver problemas de infraestrutura de TI.
Além disso, é importante criar em sua empresa uma política de uso melhor para os ambientes digitais, garantindo que todos os colaboradores irão manter uma cultura de bem-estar e manter o total funcionamento do sistema de TI da organização.
Quais as vantagens de contar com o NOC?
Em resumo, o Network Operations Center faz todo o monitoramento e auxilia o gerenciamento de possíveis ataques, bem como o acompanhamento das comunicações e de firewalls que envolvem a empresa. Além disso, o NOC tem como função fazer uma análise completa das ameaças que podem atingir o sistema de TI.
Por conta disso, as vantagens de contar com essa solução apresentada pelo Blue Team da Softwall são inúmeras. Porém, destacamos algumas delas para você.
- Economia: como o NOC é capaz de evitar interrupções no sistema, ele pode ajudar a reduzir os custos associados à reparação de problemas e à perda de receita decorrente da indisponibilidade dos sistemas.
- Redução do tempo de inatividade: com a implementação de um monitoramento proativo, são tomadas medidas preventivas no sistema de TI da sua empresa, minimizando e até tornando nulo o período inativo, sem impactar as operações da sua instituição.
- Melhorias de segurança: o Network Operations Center também pode desempenhar um papel importante na segurança da infraestrutura de TI da empresa, identificando possíveis ameaças e tomando medidas preventivas para proteger os sistemas contra-ataques cibernéticos.
Em resumo, todas essas vantagens trazidas pela utilização do NOC contribuem completamente para a eficiência e eficácia da infraestrutura de TI da empresa, ajudando a impulsionar o sucesso e crescimento do negócio.
Quer contar com o NOC da Softwall? Entre em contato!
Ao contar com os serviços da Softwall, você garante atuar com uma empresa séria e extremamente preparada para entregar as melhores soluções disponíveis no mercado.
Aqui, contamos com o Blue Team, composto por colaboradores extremamente preparados, que dispõem das melhores ferramentas e técnicas disponíveis no mercado para solucionar todos os problemas que a infraestrutura digital da sua empresa pode conter.
Combinamos o monitoramento proativo do NOC com a experiência do Blue Team em segurança da informação. Por isso, a Softwall oferece uma solução completa para as necessidades de TI da sua empresa.
Não deixe a disponibilidade e a segurança de seus sistemas de TI ao acaso! Entre em contato com a Softwall e descubra como podemos ajudar a impulsionar o sucesso de sua empresa com nossos serviços de NOC e Blue Team de alta qualidade.
Com a Softwall, você pode ter certeza de que sua infraestrutura de TI está nas mãos de especialistas que trabalham para garantir a disponibilidade e segurança dos seus sistemas!
SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br
Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br
“Sua segurança é o nosso objetivo”