O que é Field Service e quais vantagens desse serviço para sua empresa – Softwall[/caption]No ramo da Tecnologia da Informação o Field Service (Serviço de Campo) se trata de quando a equipe de TI faz o deslocamento até o local onde os clientes estão, para solucionar problemas técnicos. Com esse artigo você entenderá melhor o que é Field Service e quais vantagens esse serviço pode oferecer à sua empresa.
O que é Field Service
Se você tem um problema com seu notebook, desktop ou softwares e uma equipe vai até o local que você está para prestar atendimento e fazer o reparo, você está usufruindo do Field Service.
Essa modalidade geralmente é acionada após você passar pelo Suporte Técnico e Help Desk, que designam quando é necessário que os técnicos resolvam presencialmente um problema.
A praticidade é a palavra-chave desse serviço, que trabalha geralmente instalando, reparando ou mantendo equipamentos e sistemas, além de oferecer a manutenção corretiva e preventiva de equipamentos.
Como o Field Service trabalha na prática?
Entendendo o que é Field Service, cabe também entender como ele funciona na prática. Primeiro, é necessário compreender que sua função é oferecer uma assistência técnica presencial, tornando muitas vezes o reparo mais rápido e eficiente e levando o cliente a uma maior satisfação.
Entretanto, o Field Service não se trata apenas do deslocamento do técnico, mas também da gestão da prestação deste serviço, envolvendo a pesquisa por um histórico do cliente, planejamento da rota de atendimento e escolha dos especialistas.
Algumas das atividades envolvidas no Field Service para levar a melhor experiência ao fazer reparos técnicos são:
- Distribuição e agendamento do serviço pela equipe;
- Direcionamento da demanda de acordo com o perfil do técnico;
- Coleta de dados e transformação dos relatórios em análises;
- Informar o cliente sobre o andamento do atendimento;
- Manter o controle de estoques e produtos.
8 vantagens que o Field Service oferece à sua empresa
Agora que você já sabe o que é Field Service e como ele funciona na prática, conheça algumas vantagens desta modalidade:
1) Soluções imediatas
Uma das principais vantagens do Field Service é a agilidade com que os problemas em sistemas são solucionados. Com o técnico no local, o acesso a bancos de dados pode ser feito de forma imediata, evitando a necessidade de contato com outras áreas para resolver problemas.
Isso permite que o contratempo seja reparado de forma eficaz, devolvendo a toda equipe o ritmo de trabalho.
2) Prevenção aos sistemas
A presença de profissionais de TI no local possibilita a prevenção de bugs e a otimização máxima dos sistemas operacionais de sua empresa, melhorando a vida útil dos sistemas que você e seu time têm em mãos.
3) Melhoria no fluxo de trabalho
Com os problemas de máquinas e equipamentos sendo solucionados rapidamente, sua equipe poderá retomar as atividades o mais rápido possível, sem precisar se desdobrar tentando entender o que pode ter levado ao pane ou sem precisar contratar serviços de reparo à parte. Logo, o fluxo de trabalho se torna melhor.
4) Minimização de danos
Uma vez que a resolução de problemas pode ser feita de maneira mais rápida, os danos conseguem ser minimizados também.
Um profissional que atua com Field Service pode otimizar o hardware e todos os sistemas dos computadores de sua empresa, para que a funcionalidade dos equipamentos se torne mais eficiente e com menos riscos de futuros danos, prevenindo de diversos problemas que uma máquina pode vir a ter, como vírus e ataques.
5) Redução de gastos
Com técnicos dentro de sua empresa indicando os melhores sistemas operacionais e as melhores práticas de TI para sua equipe, as chances de ocorrerem falhas que pausem a parte tecnológica da sua empresa são bem baixas.
Logo, isso nos leva a redução de gastos, afinal, com tudo funcionando tranquilamente e da melhor maneira, você não gasta dinheiro para reparo dessas situações ou compra sem planejamento de novos equipamentos.
6) Inovações na área de TI
Profissionais do ramo de TI estão sempre atualizados quanto às novidades que surgem na área, sendo assim, um profissional de Field Service dentro de sua empresa irá trazer para você os melhores recursos e equipamentos, o mantendo atualizado sobre o mercado tecnológico.
7) Sua empresa não vai parar
Mesmo que os computadores de alguns colaboradores de seu time parem, a assessoria de um profissional de Field Service irá permitir que sua empresa não pare como um todo por esse incidente.
Isso porque a solução de problemas será imediata e a otimização de hardware e sistemas operacionais fará com que cada vez menos erros aconteçam e tudo funcione com excelência.
8) Melhoria na relação com o cliente
O Field Service leva integração e automatização aos sistemas, fazendo com que os colaboradores de sua empresa possam trabalhar mais ativamente e fornecer um melhor atendimento aos clientes, melhorando assim a relação do seu negócio com seu público.
Expansão do serviço de Field Service
Até 2022, estima-se que o mercado de Field Service chegue a um faturamento de 4,45 bilhões de dólares, segundo dados da Stratistics MRC.
A pandemia foi um fato que enfatizou o crescimento e a importância deste serviço, devido ao grande número de pessoas trabalhando em casa que precisavam de apoio presencial e de profissionais com servidores, Wi-Fi, e-mail, redes, sistemas operacionais, Office, reparos, manutenções e afins.
Desta forma, o Field Service ganhou destaque por resolver de forma ágil e eficaz quaisquer problemas de indisponibilidade no ambiente de TI, aumentando o ganho de produtividade dos colaboradores das empresas.
A tecnologia tem melhorado nossas rotinas de trabalho, mas para ela manter esse ritmo, precisa de atenção para funcionar bem.
Um time de Field Service cumpre essa responsabilidade do bom funcionamento de sistemas, pois tem a capacidade de atender qualquer demanda que seu time precisar.
Ficou interessado pelo Serviço? Agora que você já sabe o que é Field Service, você acha que sua empresa precisa de um atendimento desses para melhorar os fluxos de trabalho?
Então entre em contato conosco e vamos conversar sobre a possibilidade dessa modalidade em seu negócio.
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